Inevitavelmente, conseguimos sempre encontrar semelhanças em todos os filmes que vemos em comparação com outros que não foram vistos. Isso aconteceu-me à uns dias atrás quando visionava um filme intitulado "The HouseMaid" (1960). De alguma forma o filme remeteu a minha capacidade de análise para os filmes de Hitchcock em que o horror psicadélico ou psicológico era criador de sensações bem mais arrepiantes do que imagens violentas baseadas na capacidade de efeitos especiais de cortar cabeças, modelação de personagens aterrorizantes e monstruosas sem qualquer tipo de enredo e narrativa. Filmes onde o argumento se destaca pela estética de horror e não por uma lógica narrativa de descobrir e sentir. Neste momento o filme que me recordo melhor, e que pode ser um ótimo exemplo, é "Doom" (2005).
Também não tenho neste momento a memória mais adequada de qualquer filme de Hitchcock, onde possa encontrar semelhanças entre ele e Kim Ki-young's, realizador do filme que teve uma sequela recente
O filme de Kim Ki-young's é um thriller psicológico bem ao estilo de Hitchcock, onde a aposta é no conflito em nós próprios e naquilo que socialmente e individualmente aceitamos. Estou a falar das situações onde o lado humano é dissecado ao ponto de ser capaz de suportar as situações mais negras, desde que isso contribua para o status quo individual e social. Para perceber melhor o que quero dizer é mesmo preciso ver o filme, que no Mubi é grátis até às primeiras 1000 visualizações, para isso basta apenas seguir o link do filme que indiquei mais acima.
No sentido do que foi dito acima queria apresentar este projeto que descobri recentemente. Intitula-se Everthing is a Remix. Um trabalho pessoal de Kirby Ferguson que pretende demonstrar como o cinema desde a sua fundação, tem sido uma repetição de ideias e conceitos. Percebemos nos dois episódios já disponíveis, que realizadores como Quentin Tarantino, George Lucas, entre outros têm "misturado" nos seus filmes ideias que foram buscar a outros que simplesmente não estão visíveis nem percetíveis sem uma análise mais profunda. No total, vão ser quatro episódios, porém apenas dois estão disponíveis neste momento. O terceiro tem estreia prevista para Junho e o Quarto para o final do verão. Vale bem a pena o visionamento dos vídeos, pois dão mais uma luz sobre os segredos da sétima arte.
Episódio 1
Episódio 1
Episódio 2
Sem comentários:
Enviar um comentário