Este é um dos projetos mais interessantes que vi de fotografia nos últimos tempos. O trabalho é da fotógrafa holandesa Claire Felicie intitulado Here Are The Young Man. Baseia-se na captação do retrato de marinheiros holandeses da Marinha Real deportados para o Afeganistão entre 2009 e 2010.
As fotos são tiradas antes dos soldados irem para o país, durante a sua estadia e após o término da sua missão. A questão passa em olhar para as fotografias de cada um dos soldados e tentar perceber se no tempo em que estiveram em cenário de guerra alguma coisa mudou na sua cara.
Na primeira foto parece que vemos jovens soldados, cheios de vontade e aspiração para servirem o seu país. Na segunda uma manifestação com o encontro com a realidade e na última a transformação em algo novo e traumatizante.
Claro que é muito subjetivo esta análise. Temos que considerar que passa um ano entre a primeira e a última foto. E muita coisa pode acontecer nesse tempo.
No entanto, o ponto forte destas imagens reside mesmo naquilo que cada um de nós é capaz de sentir e atribuir. De alguma forma colocar-se no lugar de cada um dos soldados e tentar perceber o que aconteceu para haver lugar a uma transformação.
Remete-nos para uma realidade que poucos conhecem e raros são os que realmente mudam por causa desse monstro que é a Guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário