quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Nova Economia


Encontro-me nos laboratoarios informaticos da UAB enquanto escrevo este post. Digo isto, porque pela primeira vez me apercebi que os teclados dos computadores sao diferentes dos que estou habituado a utilizar em Portugal. Por essa razao, nas palavras nao vao aparacer quais-queres acentos gramaticais. Isto vai tornar a leitura um pouco dificil para aqueles que lerem este post.
A razao do mesmo e um livro que acabei de ler nos dias transactos. O autor e Chris Anderson, ja conhecido por outro livro: The Long Tail. Na obra o autor tenta demonstrar como no contexto actual a industria do entretenimento esta a migrar do mundo fisico para o mundo digital. Sitio onde surgiu uma cultura diversificada e novos modelos de negocios que focam-se em vender pouco a muitos. Neste sentido, Chris Anderson no livro que eu quero falar (Free) analisa como a internet proporcionou um novo mercado de negocios baseados no conceito mercado livre e gratis.
Recorrendo a analise de varias empresas que conseguiram fazer da norma "pouco para muitos" o seu principal metodo de trabalho e com isso tornarem-se grandes multinacionais, Chris Anderson aborda no seu livro o conceito da Gift Economy. A Wikipedia e um dos melhores exemplos que se pode dar sobre aquele conceito, pois foi nela que encontrei a seguinte informacao e pela qual nao tive que retribuir nada em troca, ou quase nada....

In the social sciences, a gift economy (or gift culture) is a society where valuable goods and services are regularly given without any explicit agreement for immediate or future rewards (i.e. no formal quid pro quo exists).[1] Ideally, simultaneous or recurring giving serves to circulate and redistribute valuables within the community. The organization of a gift economy stands in contrast to a barter economy or a market economy. Informal custom governs exchanges, rather than an explicit exchange of goods or services for money or some other commodity.
Various social theories concerning gift economies exist. Some consider the gifts to be a form of reciprocal altruism. Another interpretation is that social status is awarded in return for the gifts.[2] Consider for example, the sharing of food in some hunter-gatherer societies, where food-sharing is a safeguard against the failure of any individual's daily foraging. This custom may reflect concern for the well-being of others, it may be a form of informal insurance, or may bring with it social status or other benefits.

Um dos maiores exemplos do que e abordado por Chris Anderson, e tambem analisado no livro e o lancamento do album In Rainbows por parte da banda Radiohead  em 2007.  Atraves do seu site a banda pos ao dispor dos interessados o download gratuito do album.
Os que quisessem, poderiam efectuar um pagamento monetario do valor que achassem apropriado. A primeira vista, a ideia que surge é que o album foi descarregado sem alguem alguma vez ter dado um valor monetario pelo mesmo e que a banda não teria qualquer retorno lucrativo. Contudo, e como Chris Anderson nos demonstra na sua analise, o lucro dos Radiohead manifestou-se na publicidade que obtiveram pelo acto inedito, o que pela sua vez se reflectiu na possibilidade de dar mais concertos, bem como na criação de um misticismo e feticismo pela edicao do album na forma tradicional com uma serie de extras atractivos.
Em suma, tratou-se de uma estrategia de marketing que resultou muito bem. O que nos mostra que o gratuito é apenas uma ideia errada. Por como disse anteriormente, não tive que pagar quase nada pela informaçao que retirei da Wikipedia. Contudo, se pensar que de uma a forma mais objectiva, o facto de me encontrar na UAB deve-se a eu ser estudante universitário e para isso tenho que pagar propinas durante 10 meses...

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