segunda-feira, 30 de maio de 2011

No cinema nada se cria, tudo se mistura


Inevitavelmente, conseguimos sempre encontrar semelhanças em todos os filmes que vemos em comparação com outros que não foram vistos. Isso aconteceu-me à uns dias atrás quando visionava um filme intitulado "The HouseMaid" (1960). De alguma forma o filme remeteu a minha capacidade de análise para os filmes de Hitchcock em que o horror psicadélico ou psicológico era criador de sensações bem mais arrepiantes do que imagens violentas baseadas na capacidade de efeitos especiais de cortar cabeças, modelação de personagens aterrorizantes e monstruosas sem qualquer tipo de enredo e narrativa. Filmes onde o argumento se destaca pela estética de horror e não por uma lógica narrativa de descobrir e sentir. Neste momento o filme que me recordo melhor, e que pode ser um ótimo exemplo, é "Doom" (2005). 
Também não tenho neste momento a memória mais adequada de qualquer filme de Hitchcock, onde possa encontrar semelhanças entre ele e Kim Ki-young's, realizador do filme que teve uma sequela recente
O filme de Kim Ki-young's é um thriller psicológico bem ao estilo de Hitchcock, onde a aposta é no conflito em nós próprios e naquilo que socialmente e individualmente aceitamos. Estou a falar das situações onde o lado humano é dissecado ao ponto de ser capaz de suportar  as situações mais negras, desde que isso contribua para o status quo individual e social. Para perceber melhor o que quero dizer é mesmo preciso ver o filme, que no Mubi é grátis até às primeiras 1000 visualizações, para isso basta apenas seguir o link do filme que indiquei mais acima.


No sentido do que foi dito acima queria apresentar este projeto que descobri recentemente. Intitula-se Everthing is a Remix.   Um trabalho pessoal de Kirby Ferguson que pretende demonstrar como o cinema desde a sua fundação, tem sido uma repetição de ideias e conceitos. Percebemos nos dois episódios já disponíveis, que realizadores como Quentin Tarantino, George Lucas, entre outros têm "misturado" nos seus filmes ideias que foram buscar a outros que simplesmente não estão visíveis nem percetíveis sem uma análise mais profunda. No total, vão ser quatro episódios, porém apenas dois estão disponíveis neste momento. O terceiro tem estreia prevista para Junho e o Quarto para o final do verão. Vale bem a pena o visionamento dos vídeos, pois dão mais uma luz sobre os segredos da sétima arte.

Episódio 1



Episódio 2

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...