sábado, 5 de setembro de 2009

Boas Ideias...

 

 Quando pensamos, o que ocorre no nosso cérebro? É a interrogação que começo este meu texto. Talvez seja uma pergunta demasiado filosófica, mas penso que seja um bom pensamento…

 De alguma forma as ideias surgem, seja por uma via mecânica ou seja física. São as ideias que nos guiam na realidade. São elas que nos dão a orientação e percepção dessa mesma. São elas que conseguem que nós consigamos inter-accionar com as outras pessoas. São elas que nos permitem ler. São elas que nos permitem falar. São elas que nos permitem ter uma linguagem.

 De outro ponto de vista, as ideias são uma matéria da alma que nos atraiçoa. Por um lado, elas permitem todas aquelas faculdades que referenciei anteriormente, mas por outro desenquadra-nos, isto é, as nossas ideias são aquilo que de mais particular temos na sociedade composta por diferentes grupos, mas também são elas que nos afastam da sociedade e dos grupos que a constituem.

 Vejamos, as ideologias religiosas, políticas, estilos de vida, pertença a diferentes grupos sociais, namorar e comprar um carro de determinada marca são acções que partem das nossas ideias. São acções que nos integram na sociedade. Agora essa colectividade nas ideologias religiosas tem preconceitos, nas políticas tem preconceitos, na pertença a diferentes grupos sociais tem preconceitos, na namorada(o) têm desejo, no carro têm inveja. No meio disto tudo, onde encaixam as NOSSAS ideias?

 Em suma, a ciência ainda não alcançou uma resposta mensurável para a pergunta com que comecei este texto, mas o ser humano na sua evolução já há bastantes séculos que sabe a resposta. Boas ideias…


Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...