quarta-feira, 13 de outubro de 2010

New York Film Festival e Veneza 2010

Hoje apeteceu-me analisar os dois últimos festivais de cinema que mais me chamaram a atenção depois do festival de Cannes. Gostava de começar com o New York Film Festival, o festival de cinema organizado pelo Film Society off Lincoln Center, que ao longo das suas edições deu a conhecer realizadores como François Truffaut, R.W. Fassbinder, Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar, Martin Scorsese, Wes Anderson. Teve a sua primeira edição em 1963 e integra-se entre os festivais de cinema que mais se destacam ao longo do ano no mundo da sétima arte. 
Este ano, sem dúvida a saliência, do festival circunscreveu-se ao filme que estreou recentemente e se chama The Social Network, que é realizado por David Fincher e nos conta a história por detrás da origem do fenómeno Facebook. Um filme que foi considerado pela crítica como:

What's the Facebook movie really about?
It's about a college sophomore who says "fuck you" to authority, follows his passion, and creates something great. In so doing, he works ridiculously hard, inspires his colleagues, blows past the comfortable establishment, and becomes rich beyond belief.

O destaque deste filme não é apenas pela estória em que está centrado, mas é também uma forma massificada de o cidadão comum entender como começou a ser criado e construído uma das redes sociais que no momento reúne mais de 500 milhões de utilizadores activos. Contudo o filme não conta com o apoio das personagens da vida real, nomeadamente Mark Zuckerberg. Eu ainda não tive a possibilidade de o ver, mas espero brevemente o poder fazer. Fica porém um link para uma review do filme e um vídeo da press conference que foi dada no festival.


Um outro destaque vai para o documentário Inside Job realizado por Charles Ferguson. Este é um documentário actual que narra os acontecimentos que levaram à pior crise económica internacional nos últimos 70 anos. Um documentário obrigatório principalmente para aqueles que ainda não foram directamente afectados por ela e que por sinal já tinha sido anunciada em 2005:
Raghuram Rajan, chief economist at the International Monetary Fund, presented a paper in 2005 warning of a “CATASTROPHIC MELTDOWN” and was mocked as a “Luddite” by Mr. Summers

No entanto fica o link com o resto dos filmes que este ano concorreram.  


Já um outro que me chamou à atenção foi o festival de Veneza 2010 um dos mais prestigiados festivais europeus de cinema, onde é possível ver cinema numa das mais belas cidades do mundo. Também reconhecido também pelo troféu de filme que é um leão de ouro. Nesse sentido ganha principal destaque o filme de Sofia Coppola, Somewhere que este ano foi o grande vencedor. Que também ainda não tive oportunidade de ver.

 

Também pela intensidade de uma multi-personalidade de veia azul, demente e artística. Ganha especial destaque a surreal interpretação de Vincent Gallo em Essential Killing. Do director polaco Jerzy Skolimowski este é um fragmento que começa com um helicóptero que segue três soldados americanos em patrulha. É um exercício de pura realização... 

 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...