sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reinventar o conhecimento


É mais uma conferência em que várias ideias que me tem passado pela cabeça nos últimos dias são debatidos. O fulcral da mesma é, mais uma vez, a educação. Mais concretamente a forma coma a mesma pode ser inovada, principalmente na introdução de novoss modelos e a sua convergência com a tecnologia e o uso na literacia. É um painel de cinco elementos, que num testemunho da primeira pessoa nos contam a sua experiência em projetos inovadores, que fogem um pouco à maneira tradicional de aprender. Por falta de tempo não posso entrar em detalhe analítico sobre o que foi falado e observado e, também, quais as principais conclusões que se podem tirar desta conversa de cerca de uma hora.
Porém chamo a vossa atenção para dois exemplos. Em primeiro lugar para Michael Matias "a 15-year old student, entering 10th grade. He grew up in Israel and in the US, and like others at his age grew into a connected world." que fala sobre a implementação da tecnologia como ferramenta para poder aprender. Em segundo lugar para: Michal Segalov: "a Senior Google Engineer, leading a team of engineers and researchers who focus on improving Google’s backbone network infrastructure. Previously, Michal worked on YouTube's monetization platform and launched several of Google’s international search products." que é um exemplo de como os 20 % de tempo livre em que os seus trabalhadores podem usar para fazer o que quiserem, pode trazer imensas vantagens, tanto para a empresa como para o mundo, nomeadamente no que toca à educação.
Existem outras ideias subjacentes, mas, repito, por falta de tempo, não posso falar nelas. Mas recomendo vivamente o visionamento da conferência e espero que vos inspire. Deixo também o desafio àqueles que se interessam pelo assunto a dizer o que acham sobre o que foi dito na conferência. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...