domingo, 1 de setembro de 2013

Semear para colher







Nas sementes da vida, muitas vezes o que é plantado é colhido de formas misteriosas que a capacidade inteligível do humano não compreende,
Semear para colher pode ter variados significados, dependendo da pessoa e da semente que plantou e as suas características. 
Ambas são perfeitas na forma de ter um pequeno jardim de frutos sumptuosos e gratificantes. Ou então um um jardim com solo pobre onde o fruto que nasce, nada traz a não ser mais vazio. 
Semear para colher é uma metáfora de atingir certos objectivos na vida,  pessoais e profissionais. 
Mas colhemos aquilo que semeamos e este provérbio está tão entranhado no ser humano, desde que Homem é homem racional.
Não podemos viver de sonhos utópicos, devemos fazer da utopia uma realidade agradável e com isso colher o melhor fruto.
Noutro sentido, nunca podemos esquecer que muitas plantas têm espinhos para proteger o seu bem mais precioso, o seu fruto. 
É este estado de alerta que devemos ter perante tudo, isto é, ter defesas.
As folhas são uma ajuda no crescimento do fruto, é um suporte ao seu crescimento e ampara a sua queda no solo, quando este chega à altura certa para se libertar da sua origem.
Não basta semear para colher. Depois disso temos que tratar gentilmente o que colhemos e dar continuação ao seu legado. Ter um bom solo fértil onde plantar a semente que dará novos frutos. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...