segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cinema em Portugal


Por causa de uma entrevista que Pedro Costa deu à versao espannhola de Cahiers du Cinèma por causa do seu último filme Ne Change Rien, surgiu-me o pensamento sobre a realidade do cinema em Portugal depois de ler a seguinte citação:
"El Cine es el sueño pero también es la accion prática, en la rutina del trabajo un poco jodido, comprar papel de aluminio para a la iluninacion, transportar el pie da la cámara, hacer yo mismo las sándwiches. Y esto es acción. no es sueno. Pero tampoco me gusta la acción. Quiero decir que detesto tanto el sueno como la acción. Pero como de de trabajar con ambas, las mezclo.  No es que una cosa importe más que otra. No estoy inmerso en sueño de cine, no estoy en un pequeno sueño de perfección,  de idealización de la pelicula a realizar. Estoy mucho más en los líos de la rutina, que pueden ser una tortura pero en los que también he aprendido a encontrar placer."


As palavras de Pedro Costa estao carregadas de significado. Primeiro nota-se a simplicidade e humildade  de um homem que simplesmente tem escrito nos ultimos anos novos tracos no cinema Mundial. Homenageado por diversos especialistas, viu a a sua obra ser reconhecida ultimamente pelo lancamento da sua filmografia por uma das respeitadas editoras de cinema do mundo The Criterion. Mas as palavras vao mais longe: quando o realizador argumenta que tem que comprar papel de aluminio para a iluminacao e transportar o tripé da câmara, nao fala apenas das suas diificuldades, mas também das dificuldades do cinema em Portugal que nao consegue produzir obras em terras nacionais que merecam o reconhecimento internacional. Acho que este tema merece uma analise mais profunda.

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...