sábado, 1 de outubro de 2011

Polynoid, design e storytelling


Nunca antes encontrei um projeto com tantas obras cheias de qualidade capazes de fazer brilhar os olhos mais céticos, bem como todos os que se interessam pela área em questão. Polynoid é um projecto da colaboração de Jan Bitzer, Ilija Brunck, Csaba Letay, Fabian Pross e Tom Weber, que começou em 2007 enquanto estudavam na Filmakademie Baden-Wurttemberg. Apresentam-se como:  
"a creative platform and playground for our own films and experiments, Polynoid today is using that same spirit but combining it with the resources of a production studio."


Não deixa de ser curioso a forma como os intervenientes apresentam o projeto. Quase como modestos perante tanta qualidade nos seus trabalhos. Encaram todo o processo como um playground onde colocam as suas brincadeiras de crianças pródigas. Mas a verdade é que estas crianças são capazes de criar artefatos belos, consumidos por uma atmosfera dark e minimalista. Caraterizados por uma estética própria que deambula entre o belo e o grotesco, o amor e o horror. Com contextos de ficção cientifica de realidades futurísticas ilimitadas pela imaginação, particularmente assente em criação única e singular de uma equipa que trabalha indubitavelmente de uma forma perfeita. E a perfeição é o detalhe com que trabalham as suas obras. Para perceberem melhor vejam os dois vídeos que coloco a seguir: 





Mas estes não são os únicos trabalhos que sobressaem do seu portefólio, são muitos mais que podem ser encontrados no site. O que me faz gostar especialmente é o trabalho de design das suas personagens, o storytelling aberto e baseado nos acontecimentos da natureza, mas levados para um mundo de criatividade restrita aos autores. O que também me surpreende é o trabalho de sound design que está patente em todas as obras, mas que para mim se destaca especialmente nesta. 


Pelo que me é possível perceber o projeto é alemão, sediado em Berlim. Os trabalhos passam por artwork pessoal, mas também contratado. E o que realmente os distingue, e os próprios dizem isso no site, é: 
"Our narrative technique combines new forms of storytelling with a shared interest in progressive sound design to create a minimalist, photo real and abstract sensory experience."


É excelente este projeto de colaboração criativa, Perfeito pela forma como começou, na maneira como se apresentam, trabalhando com o nome Polynoid para trabalhos pessoais ou contratados. Deixo-vos a dica para desfrutarem por uns momentos as obras do coletivo e, consequente, experiência abstrata de sensações e também uma pequena entrevista para os conhecerem um pouco melhor. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...