quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pensamento infográfico

A infografia é uma forma de comunicar visualmente. É mais ainda uma forma de representação visual de informação que precisa de ser explicada de forma mais dinâmica. É utilizada pelo jornalismo, mas também em mapas, manuais técnicos, etc. A combinação dos elementos num infográfico, que podem ser fotográficos, textuais ou desenho, adquirem muitas vezes formas muito complexas. 

Todos os direitos reservados a Francesco Franchi

De acordo com a Wikipédia (num artigo que me parece ser bastante fiável); as suas origens remontam à pré-história e foi utilizado por Leonardo Da Vinci, no estudo de embriões; e Charles Minard que criou um importante infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou. 
Na guerra do Golfo a infografia teve a sua importância aumentada, que pela falta de fotografias, demandava uma expressão gráfica mais contundente. Com o aparecimento dos Macintosh, Windows 95 e o programa vetorial da Adobe, o Illustrator, a infografia catapultou as possibilidades do jornalismo. Onde nos dias de hoje, consegue cativar de uma forma não linear a atenção do leitor. 

Todos os direitos reservados a Francesco Franchi

Tudo aquilo, serviu para apresentar o Art Director da IL (Intelligence in Lifestyle) Francesco Franchi que é um pensador infográfico. O que me chamou a atenção nele, além do fabuloso trabalho em infografia, foi a maneira como ele afirma que o pensamento infográfico vai para além de imagens bonitas, já que cria uma experiência de leitura diferente e incentiva o pensamento crítico. 
Mais, ele afirma em declarações à Gestalten TV (conforme podem ver no vídeo que coloco mais abaixo); que não se trata apenas de construir alguns números e gráficos vetoriais parecerem inteligentes juntos, é uma linguagem narrativa - é representação mais interpretação para desenvolver uma ideia. 
Outra ideia de reforço, é a importância do conteúdo no design, já que é necessário ser informativo, mas também entreter o leitor. Para isso, Francesco aponta a importância de uma narrativa não-linear  na leitura de uma infografia, exemplificando que a infografia não são powerpoints e por isso não têm que ser necessariamente lineares. É a estrutura do storytelling infográfico que diferencia a qualidade do mesmo: já que diferentes caminhos para descobrir histórias ou factos diferentes, expostos daquela forma, pode ser uma experiência mais imersivo. 
Em suma, considero que este ponto de vista é imensamente interessante para perceber a importância da infografia. Pois, percebemos que a soma de todas as partes é que a tornam um todo artefacto de arte/informação. Isto é, um objeto capaz de captar a atenção do leitor pelo lado visual, mas também ser capaz de impregnar uma experiência mais profunda e crítica através de uma narratologia composta na mesma. 


Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...