sexta-feira, 16 de março de 2012

O génio da modernidade

Embora já tenha a versão digital do livro de Walter Isaacson sobre a biografia de Steve Jobs (2011), acabei por encontrar na PBS um documentário denominado One Last Thing (2011) que de uma forma mais agradável e resumida nos retrata o homem que mudou o mundo através da tecnologia nos finais do século XX e início do século XXI.


O que encontramos no documentário em muito será o que poderá ser o conteúdo do livro. No entanto, pelo que me foi permitido saber porque quem já leu o livro, haverá muito mais a dizer. Contudo o que me interessa aqui analisar é este documentário e não o livro, porque também ainda não o li.
O documentário está todo concentrado em Steve Jobs e todas as criações que a sua mente brilhante foi capaz de produzir. De alguma forma pode-se resumir linearmente na escrita da seguinte forma: Apple, Xerox, NeXT,  iMac, Pixar, iPod, iTunes e finalmente iPad. 
Dito de outra forma são todos os nomes das tecnologias em que ele esteve envolvido e criou e se tornaram produtos que mudaram modelos instalados nas pessoas no final do século XX e início do século XXI.
Porém, existem outros aspetos interessantes que o documentário aborda. Por exemplo, a caligrafia e o budismo como influências na construção dos produtos que Jobs idealizava. O facto de sabermos que inicialmente a sua primeira aposta empreendedora foi uma companhia de telefones. Que ele e Bill Gates foram grandes amigos, mas depois a rivalidade entre a Microsoft e a Apple os levaram a tornarem-se apáticos um com o outro. Algo que poderá ser melhor percebido na única entrevista que deram juntos.


Por outro lado, conhecemos melhor a sua personalidade que se caraterizava por ser extremamente exigente, empreendedor, inovador, génio e de ruptura.  E isso é muito bem notado no desenvolvimento da narrativa que faz uma retrospetiva da biografia do homem que mudou o quotidiano do trabalho, lazer e comunicação humana. 
Além daquilo tudo encontramos testemunhos diretos de "Ronald Wayne, co-founder of Apple Computer, Co. with Jobs and Steve Wozniak; Bill Fernandez, who is credited with introducing Jobs to Wozniak and was also Apple Computer's first employee; Robert Palladino, calligraphy professor at Reed College whose classes Jobs acknowledged with inspiring his typography design for the Apple Mac; Walt Mossberg, who covered Jobs as the principal technical journalist for The Wall Street Journal; Dean Hovey, who designed the mouse for Apple; Robert Cringley, who interviewed Jobs for his documentary Triumph of the Nerds; and Dr. Alvy Smith, co-founder of Pixar Animation Studios, which Jobs acquired in 1986."
Para quem quiser saber mais um pouco sobre Steve Jobs este documentário é um bom recurso para isso. Morreu a 5 de Outubro de 2011.

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...