terça-feira, 2 de março de 2010

La ola



Sinopse


"The Wave” (La ola) é um conto preventivo sobre os caminhos do fascismo. É baseado num caso real ocorrido num colégio da Califórnia (Palo Alto), em 1967 que é transportado para a Alemanha dos dias de hoje. O primeiro acto do filme é uma energética corrida do carismático professor Rainer Wegner para iniciar uma semana de aulas sobre autocracia. Os alunos indiferentes, mostram-se duros de roer, mas Wegner tem uma ideia para uma experiência: ele pede aos alunos que lhe chamem de Mr. Wegner, escolhe o lema: “a força pela disciplina”, cria um logótipo, decide que todos os alunos têm que usar uma camisa branca, dá ao grupo o nome de “The Wave” (La ola) e ao qual é acrescentado um sinal de reminiscência de uma saudação nazista. Com surpresa, os alunos acham que com o poder da unidade podem transportar a nova disciplina para outras actividades e para os recém-chegados se juntarem ao grupo. “The Wave” (La ola) dá aos alunos algo para acreditarem numa mudança, até que eles vão longe demais e o grupo começa a funcionar de uma maneira descontrolada.

PONTO DE ATENÇÃO


Na base da sustentação do fascismo “The Wave” (La ola) é longe de ser uma lição de estudos sociais. O realizador Dennis Gansel de uma forma energética e emocionante corta de uma maneira superficial com interrogativas ideológicas e vai directo ao assunto: a psicologia humana e os comportamentos individuais que contribuem para os movimentos colectivos. Em camadas emocionais e contradições dos seus personagens (a necessidade de pertencer a um grupo, de ser habilitado para determinado estatuto social, Gansel oferece uma perspectiva humanista sobre a ironia aterradora do que os alunos podem receber bem como as coisas que podem denunciar.

É também importante observar que a verdadeira história não teve lugar na Alemanha, mas sim numa escola nos Estados Unidos da América, na Califórnia (Palo Alto).  

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...