quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Português ganha SIGGRAPH

A conferência SIGGRAPH é o maior evento de computação gráfica do mundo. Este ano o vencedor foi Pedro Cruz um estudante da Universidade de Coimbra. O vídeo é um projecto de visualização de informação que nos narra o declínio de quatro impérios - Portugal, Espanha, França e Inglaterra - entre os séculos XIX e XX. O trabalho figurou entre trinta selecções feitas por um júri, sendo que muitos desses trabalhos eram de profissionais  de artes gráficas, videojogos, animação, cinema e efeitos visuais, alguns de grande produtoras de Hollywood, como segmentos dos filmes Avatar, Alice no País das Maravilhas, Príncipe da Pérsia e 2012. Pedro Cruz neste momento encontra-se a tirar um mestrado. 
O vídeo com cerca de três minutos, é um trabalho em 2D que começa a mostrar quatro grandes manchas que representam os impérios e que vão diminuindo à medida que as colónias vão ganhando a sua independência nos 110 momentos históricos. Contudo, no final, chamo a atenção para o facto de Portugal não ocupar o seu lugar geográfico no mapa mundi. Facto que pode ter uma razão perfeitamente explicável. Já perguntei ao autor do vídeo, que quando me der uma resposta vou colocar como update neste post. De qualquer das formas os meus parabéns ao Pedro. Segue o vídeo abaixo:


update: 


Conforme prometido fica aqui a resposta do Pedro:
Sobre as posições geográficas, Portugal e Espanha estão efectivamente próximos das suas posições geográficas médias, mas um em relação ao outro é que a coisa não joga tão bem. De facto isto é um assunto em relação ao qual nós ibéricos somos especialmente sensíveis.No fim este glitch resulta do comportamento do sistema físico, em que ambos os corpos estão a ser atraídos para as suas posições mas estão mutuamente em colisão também. Por isto não se conseguem desviar um do outro. Hum, posso sempre esperar que correndo a simulação novamente tal possa não acontecer. Mas enfim, não é perfeito."

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...