terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os melhores planos 1998-2008

A revista especializada em cinema  American Cinematographer's publicou a sua lista do melhor plano cinematográfico entre a década 1998-2008 aquando do 80º aniversário do American Society of Cinematographers. O meu destaque vai para o segundo lugar: Children of  Men onde Emmanuel Lubezk é mais uma vez reconhecido. De destacar também um post de Nelson Zagalo onde o mesmo filme conseguiu o segundo lugar dos filmes melhores fotografados na mesma década. Sendo que Amélie (2001) ocupa o primeiro lugar das duas listas mencionadas. Num post posterior também Nelson Zagalo destacou os comentários que o seu post gerou, destacando a opinião de Fernando Martins que destacou que: 

"O "Children of Men" ficou-me gravado na memória precisamente devido a umas quantas cenas ÚNICAS, sendo a maior parte delas gravadas numa única sequência sem cortes. Há pelo menos 4 assim, e uma delas demora à volta de 7 minutos, que inclui entrar e sair de veículos e de edifícios, com tiros, explosões e muita acção a decorrer [ver cena completa no YouTube]. Segundo consta, para se filmar esta sequência foram necessários 14 dias de preparação e ensaios, e cada vez que se tentava re-filmar a cena demorava 5 horas de preparativos. Essa foi a que, na altura em que estava a ver o filme, me chamou mais a atenção porque se “sentia” que se estava a fazer parte da acção, como se fosse um documentário e seguíssemos os protagonista em todos os seus passos, sem cortes."
 

Eu pessoalmente ainda não tive a oportunidade de visionar o filme, mas a minha curiosidade ficou susceptível de o ver nos próximos tempos. Contudo não posso deixar de concordar com a inserção com os filmes que ocupam os 3º; 6º; 7º, 9º e 10º respectivamente por já  os ter tido visualizado.  Em relação ao resto dos vencedores fica de seguida a mesma indicada:

3. Saving Private Ryan (1998).

4. There Will Be Blood (2007).

5. No Country for Old Men (2005).

6. Fight Club (1999).

7. The Dark Knight (2008).

8. Road to Perdition (2008). 

9. City of God (2002).

10. American Beauty (1999). 




Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...