quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Design do produto na UM



Depois do feito da Ordem dos Designers, a Universidade do Minho disponibiliza-se mais uma vez para potencializar esta área em Portugal. 
Em Fevereiro de 2010, a Universidade do Minho firmou um contrato de confiança com o MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em que consta o compromisso de, a curto prazo, submeter à A3ES a proposta de uma licenciatura em Design de Produto. Esse desafio representa a oportunidade de potenciar e ampliar as fronteiras do conhecimento da Universidade do Minho no domínio do Design de Produto, colmatando uma importante lacuna no sistema universitário nacional.
Os projectos de ensino que venham a ser criados neste domínio deverão ser multi-escolas, beneficiando de parcerias internas alargadas, assumindo-se como seus principais intervenientes a Escola de Arquitectura e a Escola de Engenharia, atendendo às competências específicas que reúnem.
Pelo Despacho RT-110/2010, de 29 de Novembro, foi aprovada a criação da área disciplinar de Design na Escola de Arquitectura, importante passo que antecipa a criação de um Departamento de Design no seio dessa Escola. Entretanto, o Despacho RT-2/2011, de 27 de Janeiro, nomeou a “Comissão Instaladora Pró-Curso em Design do Produto”.
Pretendendo-se que um primeiro ciclo em Design de Produto entre em vigor no ano lectivo de 2012/2013, importa, desde já, desencadear uma ampla e adequada reflexão desta temática.
Com essa intenção é criado o fórum design!um que, de Março a Abril de 2011, irá acolher palestras e debates que muito contribuirão para uma visão informada, holística e actual dos desafios e oportunidades que o ensino e a investigação em Design de Produto representam para a Universidade do Minho.
Brevemente mais informações serão divulgadas sobre os fóruns no portal oficial da UM. 

[Via Universidade do Minho]

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...