sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ipad, um ano depois


Todas as novas tecnologias, mas mesmo todas, quando aparecem ou são criadas, criam à sua volta uma conotação com um duplo sentido. Por um lado, é visto pelos tecnologos como algo que pode melhorar o mundo e torna-lo um lugar mais agradável. Por outro, é visto pelos mais conservadores como um novo obstáculo à tranquilidade no mundo e nas sociedades.
Foi assim com a Imprensa Escrita, com o Telégrafo, com a Rádio, com a Televisão, com o Cinema, com a Internet e muitos outros aparelhos tecnológicos de comunicação. 
Por isso, não é estranho que depois de quase um ano do lançamento do Ipad, várias mentes prevejam a completa destruição dos modelos tradicionais de comunicação e outros apenas mais um novo aparelho capaz de responder a muitas necessidades do Homem. 
Esta discussão já não é nova, aliás já tem na sua génese vários anos de existência onde o assunto nunca fugia do mesmo circulo. Essencialmente as pessoas discutiam e discutem sobre os novos paradigmas que surjiram e surjem nos meios de comunicação desde o aparecimento do digital. 

Copyright Todos os direitos reservados a Instituto Centro de Vida (ICV)
Começou com a Imprensa escrita e chegou até aos nossos dias: actualmente acontece com o Ipad. É neste sentido que quero reflectir um pouco sobre este novo aparelho que criou um etrondoso "buzz" desde que foi lançado. A poucos dias do lançamento da versão 2, que na minha opinião vai vir muito mais bem equipado que o primogénito que o antecedeu (aparentemente a guerrilha entre a Apple e a Adobe parece ter terminado e desta vez, se Steve Jobs tiver saúde para isso, não vai ver uma mensagem a dizer que precisa de instalar o flashplayer no Ipad, além da desejada câmara de vídeo).  
Mas, para quem já leu até aqui, pensa por isso que tenho uma preferênca pelo Ipad em detrimento de todos os outros tablets que existem por aí no mercado e, aliás, já são mesmo muitos. Pelo contrário, de alguns que conheço, o que para já focou mais a minha atenção foi o Xoom da Motorola que vem com um OS da Google. Até ter esse na minha mão para o poder  experimentar vou continuar a esperar...


Mas opiniões pessoais à parte, vamos realmente concentrarmo-nos no tema deste post.
Todo este burburinho à volta dos Tablets tambem não é novo. O conceito Tablet já existe à vários anos, mas foi esquecido por os especialistas pensarem que não tinha muita potencialidade no futuro. Foi a Microsoft que inventou o conceito, no entanto não deixa de ser curioso que a empresa de Bill Gates actualmente perdeu o monopólio de décadas para a Apple desde que esta lançou o seu Ipad. Depois disso a Apple pegou no coceito, fez uns melhoramentos e teve, mais uma vez, um enorme sucesso com isso.
Uns falam que o sucesso garantido, deveu-se essencialmente à simplicidade de usabilidade do OS. Outros apontam o festecismo que sempre rodeou qualquer produto da empresa da maça e, por essa razão, criou-se o mesmo fenómeno que antecederam os outros produtos (Ipod, Iphone). Todavia independentemente das razões do seu sucesso todas as expectativas foram superadas, inclusive as da Apple.


Mas o sucesso não está apenas garantido por aquelas razões. O facto de outras empresas começarem a dar mais impotância a este novo meio de comunicação, fabricando por isso modelos Tablet para todos os gostos é mais uma prova do pioneirismo da Apple. Contudo, nesta altura os preços ainda não são convidativos para todas as carteiras. Um outro facto foi a criação do jornal The Daily do magnata Rupert Murdoch exclusivamente para esta plataforma. Outro foi a adaptação de vários jornais mundiais que criaram a sua app para poderem terem a sua versão digital disponível no novo media. Até já há quem preveja o fim do PC, sustentando-se na comparação de vendas de um e de outro. Curioso é constatar que também já a Apple tornou-se o maior vendedor de PC, com a sua linha Macbook, destronando a HP.



Resumindo, o conceito Tablet foi inventado pela Microsoft, mas esta não lhe deu a devida atenção e desenvolvimento e acabou por pôr de parte o seu desenvolvimento. A Apple, pioneira como sempre, resgatou o aparelho, deu-lhe uma reviravolta de 360º e lançou-o. Passado um ano, dezenas de Tablets apareceram no mercado e a Apple com o seu Ipad teve o sucesso garantido. Novos paradigmas foram criados e novas questões também...
O que não podemos esquecer é que depois de Jobs criar a Apple foi despedido e, consequentemente, a empresa perdeu notoriedade.
Passados alguns anos, Jobs reentrou para a empresa como CEO e conseguiu que ela se torna-se na empresa tecnológica mais valorizada do mundo. Nomeadamente com os seus mega sucessos Ipod; Iphone e Ipad Neste sentido é caso para dizer, quem é realmente famoso o artista ou a obra criada? Pois neste momento as notícias que nos chegam sobre o estado de sáude de Steve Jobs não são as melhores, criando por isso um  nevoeiro escuro sobre o futuro da empresa... Esperemos que consiga vencer a doença e com isso possa deslumbrar o mundo durante mais alguns anos. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...