segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Escola de Criatividade Audiovisual.


Já sou utilizador do Vimeo já há algum tempo. Estou a falar, para aqueles que não conhecem, de uma plataforma online que suporta em servidores, vídeos, como o gigante Youtube, por exemplo. Mas esta plataforma destaca-se da outra, desde logo pela apresentação que faz de si própria, que por sinal é uma escolha de pessoal responsável que é de longe uma marca das áreas das relações públicas, a publicidade e a imagem. Diz assim na sua home page:
Vimeo is a respectful community of creative people who are passionate about sharing the videos they make. We provide the best tools and highest quality video in the universe. See for yourself and Join today!
Pessoal criativo falam eles, mas na verdade é a criatividade um conceito abstracto? Mas foi naquela comunidade que vi uma das obras audiovisuais mais perfeitas que os meus simples olhos foram capazes de ver. Estou a falar de um vídeo criado por Frito Lay Dips e que Nelson Zagalo me deu a conhecer num dos seus posts no seu Virtual Illusion. Um spot publicitário sensual, de cores quentes e aconchegantes e, acima de tudo, surpreendente no seu climax de sensações e interacções, entre imagens em movimento e fruição dos olhos do espectador. Uma história para adormecer, que no entanto transmite todos aqueles adjectivos que falei, numa bola de neve de emoções redundantes.

Welcome to the world of Tostitos Restaurant Style Salsa

A land of luscious tomato trees, spicy jalapeño cacti and canopies
of fresh cilantro where anything is possible.
 

Agora os seus criadores, perceba-se do Vímeo, não do vídeo, embora seja de vídeos que estejamos a falar, decidiram criar uma escola, mas não qualquer escola: uma sim de criatividade audiovisual. Eles chamam-lhe de Video School. Uma nova secção do Vímeo acessível a qualquer um e com qualquer nível experiência, pode aprender a fazer melhores vídeos e, principalmente, de graça. Nas suas palavras:
We've crafted a series of fun, original videos to teach you about the basics of making better videos in an entertaining way. We've also written a variety of lessons that gather tutorial videos from across the site and help break down the details into bite-sized nuggets of wisdom. If that's not enough, we organized almost a thousand tutorial videos made by other Vimeo members covering almost every topic you can imagine.
Vale a pena a todos os que se interessam por estes assuntos, perder um bocado de tempo nesta comunidade e utilizar as ferramentas que eles disponibilizam que no final podem dar pequenas marterpiece como aquela que é mostrada no vídeo abaixo e que foi uma colaboração entre o Vímeo e o seu autor Seeper. Se gostam de  audiovisual passem por lá.

Introducing 'Light Lining' to the US. A technique of projection mapping 3D content. Working in collaboration with Vimeo to conclude the Vimeo Festival and Awards, the Frank Gehry IAC HQ provided the perfect canvas for our transformation of sight and sound.






Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...