segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tecnologia: o sétimo reino


Todos vivemos com ela, mas muita vezes não pensamos na sua importância. Muitas vezes não pensamos que foi por causa dela que fomos capazes de nos tornar a espécie superior do planeta graças à tecnologia e não propriamente às nossas faculdades animais. Por isso, é importante responder à seguinte pergunta: o que é a tecnologia? Para isso deixo-vos um vídeo de uma conferência TED dada por Kevin Kelly o entusiasta da tecnologia, que a considera o sétimo reino. 


O que é fascinante ao assistir a esta conferência e a facilidade com que o orador nos fala sobre tecnologia e como esta se foi implementando na nossa evolução como uma ferramenta fundamental para que tal acontecesse. Desde os tempos primitivos, em que o Homem era apenas um animal irracional inserido na harmonia da natureza e, por essa razão, um ser inferior. 
Porém, a sua evolução, olhando à doutrina de Darwin, foi feita por uma selecção natural onde os mais fortes subsistiram. Mas isso foi apenas uma peça do puzzle completo, onde a tecnologia tem um papel mais importante. A perspectiva de um dos fundadores da revista Wired, é que a evolução biológica e tecnológica do Homem tem uma idiossincrasia entre si. 
Ao longo da conferência Kevin Kelly vai falando de alguns conceitos que convêm ser entendidos, para que possamos concordar com a sua perspectiva. 
A perspectiva de Kevin Kelly sobre a tecnologia é encarnada nos artefactos da informação humana e os processos tecnológicos que a constituem. Para isso o autor escreveu um livro, em que pergunta: o que a tecnologia quer?  Mas no seu blogue também explica porque a tecnologia se transformou o Sétimo Reino:
The entire system of technology is now so complex that it forms a tangled ecology of ideas and devices which support each other. Human mind, so essential for its birth, play a decreasing role. Most of the communication traffic in the world is not humans speaking to humans, but machine speaking to machines. Computers are major co-designers of computers; it would be impossible to design the next generation of computers without computers. Artificial expert systems and embryonic AI are essential partners in large scientific experiments. Little new technology is able to thrive outside the ecology of other technology. There is a real sense in which the ideas underlying the phenotype of outward technology are no longer just the thoughts of humans. More and more technology is an extension of tiny, autonomous bacterial level impulses that originate in the technological system itself.
Por outras palavras, Kelly sugere que a tecnologia agora tem que ser incluída como o sétimo reino da vida. Sendo os outros seis: archaea, protists, eubacteria, fungi, plants, and animals, agora temos que incluir o technium. Um elemento que saiu fora das mentes dos humanos e que ao longos dos tempos foi ganhando formas complexas como: quantum computers, genetic engineering, jet planes, and the world wide web. 






Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...