sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Estado do Cinema

Um grupo eclético discute o estado do Cinema numa discussão organizada pelo Hollywood Reporter.
É uma mesa redonda com alguns dos meus realizadores preferidos .
Estou a falar de Danny Boyle (Steve Jobs), Tom Hooper (The Danish Girl), Alejandro González Iñárritu (The Revenant), David O. Russell (Joy), Ridley Scott (The Martian) and Quentin Tarantino (The Hateful Eight).
Em parte eu até considerava, esta Round Table audioviusal como uma review dos principais filmes do ano de 2015 por quem percebe da arte.
Não é todos os dias que podemos deliciar-nos com este tipo de conversa entre os grandes do cinema.



Em todo o vídeo, de pouco mais de uma hora, todos os intervenientes argumentam sobre a sua opinião pessoal sobre o estado geral do cinema, filmes em particular e outras questões.
Falam sobre o estado da carreira, trabalhar com atores e os seus filmes preferidos.
O momento em que Ridley Scott indica que foram necessárias 17 horas de filmagem num helicópetro para o final da longa metragem Blade Runner (1982) é um momento em que senti, metafóricamente, a dificuldade do trabalho na área.
Quentin Tarantino lança um ponto interessante: o constante aumento do preço dos bilhetes e outros factores que fazem com que as pessoas não saiam de casa para ir ver um filme.
O ideal mesmo é visionar o vídeo e contemplar estes mestres a discutir cinema. A sua linguagem, as suas características e a sua aura.




No final ficamos com vontade de mais! Podemos tirar do conteúdo do vídeo perspetivas e opiniões que nos podem inspirar e podemos idolotrar. Mas no fim não podemos esquecer que os intervenientes são pessoas normais, que têm a sorte de trabalhar no que adoram.


Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...