quarta-feira, 13 de abril de 2016

Von Trier, a Depressão nos seus filmes

A depressão é uma doença pela qual tenho um particular interesse. Mais não será humilde da minha parte dizer que já passei por uma.
Até posso dizer que tenho um pequeno livro para ler sobre o assunto. Darkness Visible: A Memoir of Madness (1990).
Mas esta análise é mais uma capaz de tocar pelo detalhe de cada cena do filme, de como ela é composta e as influências na realização do filme. Tudo isto em mais um brilhante ensaio visual de Nerdwriter.




Mais uma vez o Nerdwriter consegue, de uma forma sublime, construir um ensaio audiovisual que observa pormenores dos filmes de Lars Von Trier sobre o tema da Depressão.
Mais concretamente no filme Melancholia 2011.
Ele examina o som, os cenários as influências artísticas de Von Trier para realizar o filme.
Consegue também explicar, pela linguagem cinematográfica, uma doença de que se sabe tão pouco... Inclusive consegue que o espectador entenda melhor este tema através da personagem principal. Levando-a a estar no tempo e no espaço entre o utópico e o real que a mesma passa no filme.
Para mim o que foi mesmo fantástico foi, com o vídeo, recordar o filme e voltar a sentir o que senti na primeira vez que o vi.
Na verdade, o sentimento foi mais intenso! Porque o ensaio consegue explicar o tema de uma forma muito detalhada e de forma narrativa que me prendeu desde a introdução até á conclusão. Uma das particularidades do Nerdwriter.
Ainda melhor é sempre saber mais. E falo das influências de Von Trier para o filme:









Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...