terça-feira, 24 de janeiro de 2012

The Gloaming (2010)

Esta é uma curta francesa de 14 minutos produzida por Sabotage Studio. The Gloaming (2010) é uma estridente, distópico e totalmente brilhante metáfora sobre a queda da civilização, um pouco antes que a completa escuridão nos engula a todos nós.


O filme pega de forma pura e dura nos problemas que assombram o mundo que vivemos e transforma-los num objeto visceral de reflexão. Aponta a violência, as guerras, a religião, o capitalismo, as teorias da conspiração, etc.
Está tudo lá, sem preocupações de sensibilidade e promiscuidade. A storyline é o mimetismo do mundo real do ser humano, para um ambiente de desenho com traço negro e sem censuras. Nomeado para os Césares (os óscares franceses), está disponível durante sete dias no vimeo para visualização grátis online. Assim é só ir a este endereço: http://vimeo.com/35369918 e usar a password: cesars2012 para o visionar.


O que me faz gostar especialmente desta obra é a falta de complexos na criação da narrativa e da arte. É a aproximação deste género de arte para a realidade do nosso mundo com os seus problemas, para uma outra alternativa e metafórica. Porém, o nojo aqui não se sente tanto como se pode sentir na realidade, no entanto tem sequências que podemos sentir realmente nojo no que estamos a ver. Essa é a intenção da curta. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...