terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que o meu site faz?

Depois de ter escrito sobre o freebook de Seth Godin. Tenho analisado mais calmamente o que ele tem escrito e as suas ideias de como pôr um website a funcionar. O livro tem-se apresentado bastante útil na minha procura de reformular o meu site pessoal: www.artedeseexprimir.net. E a minha aposta não vai ser melhorar o seu layout ou interação, mas sim uma aposta no marketing.


Antes de tudo a última citação do último post que escrevi sobre este assunto, fez-me pensar que tipo de produto, serviço ou ideia eu estou a tentar vender ou divulgar? 
Por um lado, o site apresenta-se apenas como um canal de divulgação do meu portfólio em diversas áreas criativas (fotografia; design gráfico e motion graphics). Mas isto só por si, não chega. São milhões os websites deste género e mais de metade deles não servem as intenções dos seus criadores. 
Consequentemente, é necessário lembrar que o website faz parte de um processo. E como todos os processos é necessário levar um passo de cada vez. 
Nesse sentido, o tempo é de refletir antes de tomar o próximo passo e analisar o que já existe e como pode ser melhorado. 

Circus Dolce Vita, um dos meus trabalhos em design gráfico

Seth Godin pede que nós consigamos refletir e tentemos perceber se o nosso website faz várias coisas  ou se apenas faz uma. Ainda pior, se ele nos leva para outra página que também só faz uma coisa. Muitas vezes isto acontece porque levamos demasiado a sério o que nos ensinam sobre webdesign, que muitas vezes acaba por ser dispendioso, perda de tempo e completa ineficácia. 
E tudo aquilo é o que eu quero ultrapassar e não fazer. O livro começa a apresentar-se como manual de ideias chaves que podem ser postas a trabalhar para nós, neste caso para  mim. Isto não quer dizer que eu tenha um problema, o que eu quero é fazer uma coisa: divulgar o meu site. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...