terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Shortmovies, o melhor de 2011 segundo Artedeseexprimir

Depois de ontem ter publicado os game trailers do ano transato; e o melhor do vídeo online de 2011, segundo a Stash. Entro agora na minha categoria por excelência. Para aqueles que me seguem no facebook, sabem que ao longo do ano fui colocando muitos vídeos e curtas que vou encontrando na rede. A grande maioria desses podem ser encontrados nos meus likes no Vimeo. Por sinal a plataforma que detém a maioria dos vídeos que vou vendo, mas também podem encontrar alguns no youtube.
Ainda pensei em fazer uma seleção dos que mais gostei ao longo do ano, mas a verdade é que mais uma vez a Stash foi de encontro aos meus gostos. E depois de ver a sua seleção, decidi que ia passar a ser a minha. Assim, a Stash ajudou a escolher os primeiros três vídeos para o Top 3 de shortmovies de 2011 onde coloco um comentário. Se quiserem ver a listagem elaborada pela Stash sigam este link para as curtas, onde podem ver outros bons trabalhos.  


Nesse sentido começo por explicar as razões das minhas escolhas. As curtas aqui apresentadas são, na sua maioria, projetos feitos ou por profissionais das áreas ou estudantes.
No primeiro caso, são projetos feitos fora do horário de trabalho e com uma dedicação e amor à arte. São pessoas que querem explorar o lado mais artístico da sua área e não querem estar presos a exigências de clientes que pagam o serviço. No segundo caso, são projetos de final de curso, onde também os criadores podem usar e abusar da sua criatividade como bem lhes apetece. Finalmente, adorei a abstração e liberdade que Miller criou no primeiro shortmovie que vi realizado por ele e com um dos meus atores preferidos, Jonh Malkovich. Sem perder mais tempo vou passar para a listagem. 

1º "LOOM" 

Neste primeiro aproveito texto de um post que já aqui tinha escrito para explicar a razão da minha escolha. Não deixa de ser curioso a forma como os intervenientes apresentam o projeto. Quase como modestos perante tanta qualidade nos seus trabalhos. Encaram todo o processo como um playground onde colocam as suas brincadeiras de crianças pródigas. Mas a verdade é que estas crianças são capazes de criar artefatos belos, consumidos por uma atmosfera dark e minimalista. Caraterizados por uma estética própria que deambula entre o belo e o grotesco, o amor e o horror. Com contextos de ficção cientifica de realidades futurísticas ilimitadas pela imaginação, particularmente assente em criação única e singular de uma equipa que trabalha indubitavelmente de uma forma perfeita. E a perfeição é o detalhe com que trabalham as suas obras. Para perceberem melhor vejam o vídeo que coloco a seguir:


Schedule: one year.
For Polynoid
Directors: Jan Bitzer, Ilija Brunck, Csaba Letay
TD: Fabian Pross
Producer: Regina Welker
Sound: Joel Corelitz / waveplant
Artists: Felix Mertikat, Jin-Ho Jeon, Roman Kälin, Tom Weber, Christian Hertwig, Silke Finger, Jacob Frey, Leszek Plichta, Georg Schneider, Anja Wacker, Andreas 'Felix' Gebhardt, Falko Paeper, Sarah Eim
Sound mixing: David Axelbaum / Airstream Audio
Toolkit
Softimage, Mudbox, eyeon Fusion, Photoshop, Premiere, After Effects 


2º    "BUTTERFLIES"




Os trabalhos de Sandro Miller são deveras impressionantes para quem acompanha o seu portefólio em fotografia. Contudo, o seu trabalho em filme não é tão conhecido, mas este é quase como uma metamorfose de Jonh Malkovich num ambiente dark e perturbador. Neste filme em concreto nota-se as qualidades fotográficas de Miller, tanto na luz como na linguagem fílmica, bem como a supremacia de Malkovich na perfomance. O próprio Miller diz: "You only need to put certain thoughts into John's head then let him take over. John is a master at understanding his character; it was only minutes and John was deep into the head of this sick character. Nobody is better at this than John. He also deeply understands camera angles and light, he knows his boundaries, he is a great listener and is passionate about every part he does. Even in our stills John goes deep into his character giving me every nuance of emotion that is in his body."



For Sandro Film
Director: Sandro Miller
For Gentleman Scholar
CDs: Will Johnson, William Campbell
Producer: Tyler Locke
EP: Rob Sanborn
Designers/Compositors: William Campbell, Will Johnson, Tommy Wooh, Daniel Blank, Paul Yeh, Heather Aquino, Claudia Yi Leon, Joseph Chan
For The Whitehouse
Editor: Josh Bodnar
Additional writing: Gabe Lichstein, Jennie Chamberlain
Music composer: Matt Hutchinson

3º "BLIK"

Este é um projeto final de curso de Bastiaan Schravendeel um estudante holandês que se encontrava num estágio quando surgiu a ideia de criar o filme. Este destaca-se pela criatividade de comunicar apenas através de linguagem corporal e técnica cinematográfica. Outra qualidade é o grafismo que também ajuda a intenção de comunicar pelos personagens sem recurso a linguagem verbal. Diz-nos o criador: "This production was the first time we used a proprietary automated rigging script for the nine characters. Cloth sim, which we figured would be a great visual addition provided it would fit the stylized acting, proved to be quite a hassle. Low Poly tends not to work too well, as it turns out. "Then behind everything was a system to automatically cache and set up shots for rendering and comping. Since the visual style relied heavily on extensive comp work, the amount of data was quite intimidating. Managing this through a custom system was the only way we could successfully complete the short."


For Polder Animation
Writer/director/animation: Bastiaan Schravendeel
TD/animation: Jean-Paul Tossings
AD/animation: Sander Kamermans
Set designer/animation: Piebe van der Storm
Sound: Peter van der Velden
Music: Alex Debicki
Mix: Bob Kommer Studios
For Utrecht School of the Arts
Thanks: Egbert de Ruiter
Special thanks: il Luster Films
Toolkit
Maya, Photoshop, Nuke, Premiere

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...