quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Métricas de cinema

Descobri hoje este projeto final de curso de Frederic Brodbeck aluno da Royal Academy of Arts. Cinemetrics é uma ideia sobre medir e visualizar dados dos filmes de forma a revelar as suas caraterísticas e criar um fingerprint visual deles. Informação como a estrutura de edição, a cor, os diálogos e o movimento são extraídos, analisados e transformados em gráficos para que os filmes sejam vistos como um todo e facilmente interpretados e comparados. 

Esquema do workflow 

O autor do projeto apresenta-se como um cinéfilo e a sua tese como generative / computational design and what role writing code plays regarding new approaches in (graphic) design. Com muita programação, Frederic propõe distanciar-se de outra informação gráfica que usa meta-data relacionada com filmes e cinema (budget, box office data, awards won, relationship between characters etc.). Nesse sentido, usa o filme em si mesmo como fonte dos dados, de forma que toda a informação possa ser extraido dele. O resultado final e as ferramentas para extrair os dados é brilhante, conforme podemos ver neste vídeo  de explicação do projeto. 


Como todos sabemos, o filme na sua estrutura base apenas pode ser visto uma imagem de cada vez, isto é, apenas uma fração e nunca o todo. Assim, o objetivo é proporcionar uma representação gráfica  com a totalidade das caraterísticas do filme. 
Na minha minha opinião, é naquele último ponto que o projeto ganha especial interesse. Para os estudiosos do cinema, simples entusiastas com a sétima arte, pode ser uma ferramenta de análise interessante e até como forma de selecionar filmes que queremos ver nomeadamente nestes quatro aspetos: 
  • original vs. remake
  • movies of the same genre / series
  • different epochs of film-making
  • all movies by one director
Vários posteres relativos ao projeto podem ser adquiridos no site oficial do projeto e parece que vai haver um livro final com os resultados e análise da investigação.  Por último, quero apenas dizer que este é um trabalho perfeito na convergência entre arte, ciência e design. 

Sem comentários:

Reaprender

 Nunca é fácil quando conhecemos uma pessoa. Principalmente se por essa pessoa começarmos a sentir sentimentos.  É uma roda viva de emoções ...